segunda-feira, 3 de junho de 2013

Respostas das questões aula 11.

               


  QUESTÕES

1)   O que é aprendizagem ?
2)   Aprendizagem por projeto é o mesmo que ensino por projeto?
3)   Como se inicia um projeto para aprender ?
4)   Com que idade o aluno pode aprender ?
5)   E os currículos como ficam ?
6)   Como fica então o papel de professor ?
7)   E o aluno ? Como aprende ?
8)   Como administrar as mudanças nas escolas ?


RESPOSTAS

1) Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtida através da experiência construída por fatores emocionais e neurológicos. Partindo do princípio que o sujeito não é uma tábula rasa e interage com o meio ,ele apropria-se de sua bagagem cultural que serve como base na construção de sua aprendizagem.

2) Não. No ensino por projeto pode-se estar falando do plano da escola, do projeto da escola,dos projetos dos professores.Tudo parte das decisões dos professor,sendo ele o mentor e o transmissor do conhecimento.Cabe a ele a decisão no processo e qualidade do que deve ser aprendido.O aluno não participa da tomada de decisões,sendo o mesmo submisso às regras impostas pelo sistema.
Na aprendizagem por projetos o sujeito é parte integrante desse processo ; atua na formulação das questões que servirão como base no processo da construção do seu conhecimento.Não é considerado como  tábula rasa, ,mas sim como sujeito que pensa,interage com o meio,tem sua bagagem cultural e constrói,  partindo das situações levantadas a partir de conflitos , das pertubações no sistema de significações,que  constituem o conhecimento particular do aprendiz.É o desafio ,levantamento de



hipóteses e dúvidas ,indagações ,curiosidades  que gerarão a motivação na construção da aprendizagem significativa do aluno


3 Dois fatores são importantes nesse processo ; as certezas provisórias  e as dúvidas temporárias dos alunos.
Há muitos caminhos que levam a construção de um projeto sendo que se deve levar em consideração as necessidades dos alunos,que vão sustentar sua motivação.O professor deve mediar e propiciar condições para que os alunos possam expressar suas indagações,dúvidas ,curiosidades na busca de incentivo e motivação para o desenvolvimento de um projeto que traga aprendizagem significativa, organizando assim o conhecimento construído.

4) Quando o aluno entra na escola (hoje já com 4 anos ) ,já encontra situações em que precisa decidir, tomar posição em relação a escolha de atividades que mais lhe interessam. Nesse momento aprendem a decidir,organizar e a produzir.Acredito que ,o aluno é um ser que pensa ,que possui tomada de decisão e também possui condições de formular questões. Nesse processo natural de desenvolvimento da criança, de ela é curiosa, perguntadora, entusiasmada por explorações e descobertas ,persistente nas suas buscas de soluções ,se bem orientada conseguirá com êxito uma significativa aprendizagem.

5) Os currículos de nossa escola tem sido propostos para atender a massificação do ensino.Não se planeja para cada aluno,mas
 Sim para uma turma de alunos de uma classe. Se o trabalho na escola passar a ser oferecido em  projeto de  aprendizagem,não será portanto um ensino em massa.O projeto passa a ser do aluno ou do grupo de aprendizagem,portanto com características diversificadas  ,pois os alunos são diferentes,tendo cada um seu próprio interesse  e necessidade. O diferencial é que os alunos não precisam estudar os mesmos conteúdos ao mesmo tempo. Os projetos são diversificados mas interdisciplinares.Cada aluno tem


o seu ritmo e pode ser atendido de acordo com as necessidades vigentes,tendo em vista que ocorrem trocas de modo síncrono,proporcionando uma constante atividade operatória de construção e reflexão.A tecnologia acrescenta uma nova dimensão ao currículo; a criança vai estar no mundo. Quando se formam redes de conexões,novos espaços são criados.

6) O professor deixa de ser mestre da aprendizagem e passa a ser aprendiz quando seus alunos não funcionam apenas cognitivamente,mas interage e aprende com seu aluno num ambiente construtivista.O professor trabalha e desenvolve um clima de respeito e de autorespeito, partilha o relacionamento social,buscando aprimorar a pesquisa e a vivência de valores como qualidades  a cada indivíduo integrante desse processo.
Posso concluir que o papel do professor é articular as formas de trabalho eleita pelos alunos com seus objetivos , interesses e estilos de aprender,gerenciando o ambiente de aprendizagem,programando o uso de recursos tecnológicos,selecionando sofwares,materiais de laboratório,de biblioteca, de artes e materiais disponíveis em servidores locais e na web ,flexibilizando e dando apoio nas tomadas de decisões,bem como vivenciar o dia-a-dia do aluno,seus sucessos e insucessos.Dessa forma  estará atuando nos diversos campos doa construção do conhecimento.

7) Buscando soluções para as questões que estão sempre surgindo num ambiente enriquecido configura a atitude e a conduta de verdadeiros pesquisadores.Buscar a informação em si não basta.O aluno precisa estabelecer relações entre as informações e gerar conhecimento.Quando o aluno realiza operações com essas informações obtidas integrando ao sistema as novas significações significa que houve assimilação,construção do conhecimento.O aluno aprende quando consegue desenvolver a própria capacidade de continuar aprendendo,num processo construtivo e simultâneo de questionar-se e encontrar soluções que suportem a formulação de novos e mais complexos problemas.O uso da informática


permite ao aluno ver cada etapa do seu processo de construção da aprendizagem
.

8)Se a direção acredita na mudança para nova metodologia,sem sombra de dúvida apoiará os professores interessados e investirá na formação continuada ,flexibilizando o currículo.Assim o professor poderá repensar sua forma de dar aula,flexibilizando uma mudança para a melhoria da aprendizagem dos alunos.É fundamental que a equipe gestora seja parceira e se proponha a acompanhar o processo e avaliar os resultados.A realização de ações conjuntas fortalece e enriquece a mudança.







                                                                                      


 

                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário